Fechamento dos supermercados aos domingos no ES faz PIB cair, diz jornal

Fechamento de Supermercados aos domingos contribui para queda do (PIB)

Aliado à crise internacional, o fechamento dos supermercados aos domingos no Espírito Santo contribuiu para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba. Rondônia foi o Estado que registrou maior alta do país enquanto o Estado foi o que teve o pior desempenho.

Segundo a publicação, a queda do PIB capixaba foi de 6,7%, o que contribuiu ainda para aumentar a disparidade dos níveis do PIB per capita de cada estado brasileiro.

Apesar de ser o maior produtor de petróleo do país e, portanto, o mais prejudicado pela queda nos preços da mercadoria, o Rio teve um desempenho mediano frente às taxas de outros estados, com 2% de crescimento do PIB. Foi a mesma taxa de crescimento de Camarões, uma economia menor do que a amazonense, mas bem impactada pela crise.

Dados do IBGE mostrados na reportagem apontam que o Espírito Santo teve desempenho semelhante ao da Hungria. O país também recuou 6,7%, para US$ 128,7 bilhões de PIB, e foi um dos mais afetados pela queda na demanda internacional. Teve de recorrer a empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI), já que cerca de 81% do seu PIB vinha de exportações em 2008.

Segundo o jornal, a forte dependência do Espírito Santo ao setor externo foi a principal causa do tombo em 2009. “A indústria capixaba foi o ramo mais prejudicado, especialmente a produção de minério de ferro e de petróleo e gás. Isso ocorreu devido à forte redução na demanda por commodities após a crise. Até uma lei estadual que obrigou o fechamento de supermercados aos domingos contribuiu para o retrocesso econômico”.

Fonte: O Globo