Mostra cultural reúne trabalhos realizados por alunos de Linhares

ASCOM/Sedu

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Regina Banhos Paixão, em Linhares, ficou movimentada pela IV Mostra Cultural. Com o tema Sustentabilidade e Qualidade de Vida, a quarta edição do evento foi realizada na última semana e contou com a exposição de trabalhos feitos pelos alunos durante este ano.

A mostra serviu, segundo da pedagoga Silvia Valéria Lopes, para valorizar e divulgar as produções dos estudantes, além de promover a socialização entre eles. “Desta vez, abrimos espaço para toda e qualquer produção cultural de nossos alunos”, diz Silvia.

O tema foi escolhido por ser um assunto recorrente tanto na sociedade, quanto nas aulas da escola. “Queremos fazer crescer uma geração mais consciente sobre o meio ambiente”, observa.

O evento teve encenações de peças teatrais, apresentação de teatro de fantoches, declamação de poemas, exposição de desenhos, entre outras produções. “Nessa mostra fizemos o lançamento da primeira coletânea de textos de ficção, escritos pelos alunos de 5ª a 8ª série”, lembra Silva. Tudo com o auxílio dos educadores durante a preparação.

Além disso, a escola promoveu a premiação da aluna Caroline Possato Rocha, da 8ª série, que conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

De acordo com a pedagoga, a participação dos estudantes, que gostaram bastante da ideia da mostra, foi muito importante. “A cada edição os alunos têm demonstrado mais empenho nas atividades”, frisa.

Para Silvia, momentos culturais na escola contribuem para o aprendizado dos alunos, pois aliam o conhecimento da sala de aula à experimentação. “Resultado: alunos mais motivados e estimulados”, conta.