Petrobras dá inicio à instalação de gasoduto no norte do Estado

Petrobrás inicia instalação de Gasoduto Sul-Norte Capixaba.

A Petrobras iniciou a instalação do Gasoduto Sul-Norte Capixaba, projeto importante para a Petrobras e para o Espírito Santo, pois ampliará a infraestrutura de escoamento de gás natural, garantindo as condições para incremento da produção de óleo e gás na região do Parque das Baleias, no litoral sul do Estado, e aumentando a segurança no fornecimento do produto no país.

A Licença de Instalação (LI) foi obtida junto ao Ibama em 11 de novembro, e a conclusão da obra está prevista para maio de 2012.

Através do Gasoduto Sul-Norte Capixaba, o gás proveniente das novas unidades que produzirão dos campos do pré-sal e pós-sal localizados no litoral sul do Espírito Santo (FPSO Cidade de Anchieta e P-58) será transportado até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares.

O gasoduto terá extensão de cerca de 200 quilômetros, sendo um trecho de 50 quilômetros com diâmetros de 12 polegadas e outro de 150 quilômetros com 18 polegadas, ambos instalados no mar. Entre os dois trechos de gasoduto, a 27 quilômetros da costa, haverá uma pequena plataforma desabitada chamada Módulo de Operações de PIG (MOP-1). O final do segundo trecho será conectado ao gasoduto de Camarupim, já existente no norte do Estado, o qual está interligado à UTGC.

O projeto contempla investimentos da ordem de US$ 700 milhões, e os projetos de produção interligados ao gasoduto têm potencial para disponibilizar 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Fonte: Folha Vitória