Sedu promove formação continuada de professores por meio do Programa “Juntos Pela Vida – Educação no Trânsito”

Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), promove nesta quarta feira (1º), a formação continuada de profissionais da educação como uma das ações do Programa “Juntos Pela Vida – Educação no Trânsito”, destinado a alunos da rede pública de ensino estadual e municipal. A formação será no auditório do Detran, em Vitória, e inicialmente irá atender cerca 240 professores, sendo 120 pela manhã e 120 à tarde. Além da modalidade presencial, o curso preparatório também será ministrado à distância, via Internet para os demais professores que lecionam, nos 10 municípios inicialmente atendidos.

O coordenador da educação no trânsito da Sedu, Everaldo Simões, explica a finalidade do encontro. “A ação ‘Educar para o trânsito’ faz uso de um material didático pedagógico que será distribuído para professores e alunos de 1ª a 4ª/5º série do Ensino Fundamental no mês de fevereiro. O material didático contém informações relacionadas à ética no trânsito. Nosso objetivo é justamente subsidiar os profissionais da educação para um planejamento de suas aulas, a partir do conteúdo de cada disciplina de conhecimento, compreendendo e levando o aluno a perceber-se como cidadão de direito e deveres no espaço público”, disse.

Escolas dos municípios de São Mateus, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Vitória, Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari, devem participar da formação. O conteúdo é composto por desenhos ilustrativos, palavras cruzadas e textos, sendo renovado anualmente, para que possa assim manter alunos e professores sempre atualizados. O Programa “Juntos Pela Vida – Educação no Trânsito” pretende atender todas as séries do Ensino Fundamental nesta primeira etapa até o final de 2014.


ASCOM/Sedu