Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar são prorrogadas até 15 de junho

Segue até o dia 15 de junho o prazo de inscrições para escolas da rede estadual interessadas em participar do Prêmio Gestão Escolar 2012 (PGE). As unidades de ensino deverão inscrever-se exclusivamente pela internet, no site do Conselho Nacional de Secretários de Educação (www.consed.org.br).

Podem participar do prêmio escolas do ensino regular da educação básica, da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e/ou ensino médio integrado das redes públicas estaduais e municipais.
Os vencedores estaduais representarão o Brasil em um intercâmbio pedagógico nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de conhecer o sistema educacional americano.

O Prêmio Gestão Escolar, realizado pelo Consed, é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.

No momento de se cadastrar, não é preciso preencher os dados todos de uma vez. Àqueles que desejam fazer o cadastramento aos poucos, a página virtual oferece a opção de arquivar os dados a cada aba preenchida.

Ao final de todo o processo, o sistema irá gerar um arquivo que deverá ser impresso e enviado ao Comitê Regional. Esse documento compõe o dossiê de inscrição da escola e não poderá ser complementado com documentos diferentes dos cadastrados. Para a avaliação, os participantes do Comitê analisarão, no primeiro momento, a consistência e coerência dos documentos enviados.

De acordo com o assessor especial de gestão escolar da Sedu, Thiago Dadalto Pissimilio, as inscrições para o prêmio devem ser feitas com antecedência para evitar imprevistos. “É um tipo de trabalho que não pode ser deixado para a última hora, pois existe um envolvimento de toda a escola”, afirma.
Thiago disse ainda que cada uma das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs), contam com uma comissão composta por técnicos responsáveis pelo apoio às escolas.

Serão considerados os seguintes critérios de autoavaliação do Prêmio: Gestão Pedagógica, Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa, Gestão de Pessoas e Gestão de Serviços e Recursos.

ASCOM/Sedu