Praça de Mucurici recebe atividades do Festival de Leitura

Em comemoração ao Dia da Leitura, a Escola Mucurici protagonizou uma bela homenagem à literatura. Em um evento realizado na Praça Emídio Ferreira, na cidade de Mucurici, aproximadamente 300 alunos participaram da atividade que teve como principal objetivo despertar o interesse dos jovens pela leitura. Além dos estudantes, o evento pode contar com a presença da população que transitava no local.

Pensado desde o início do ano letivo, mas apenas tomando forma a partir do 3º trimestre, o Festival de Leitura foi um artifício encontrado para que, a partir da leitura, os jovens conseguissem adquirir cultura e absorver melhor os conteúdos ministrados em sala de aula.

O objetivo ao realizar o evento em uma praça da cidade, ao invés de na própria escola, foi uma alternativa encontrada pela equipe pedagógica dos estudantes saírem da sala de aula e perceberem que existem outros ambientes propícios ao aprendizado.

Fernanda Andrade, pedagoga do turno vespertino da instituição de ensino, comenta sobre a dificuldade encontrada para tornar a literatura sedutora aos alunos. “Muitas vezes, os estudantes não são incentivados a ler em suas próprias casas. Então, com esse fato, a escola tem tido o papel de atraí-los a fim de construir leitores”, explica.

Sobre a intenção do Festival de Leitura, Fernanda confirma que o foco é procurar incentivar os alunos a enxergarem a leitura como uma atividade prazerosa e não, como acontece em muitas das vezes, monótona.

Além das atividades relacionadas ao Festival, a escola realiza, desde o 2º trimestre letivo deste ano, uma pausa semanal de uma hora para que os estudantes possam ler. Levando o nome de “Momento de leitura na escola”, essa atividade serve como aliado para vencer as dificuldades no aprendizado. “Esse projeto é um grande parceiro para superar essas dificuldades. Porém, o mais importante é que essas pausas semanais não acontecem apenas nas aulas de Língua Portuguesa, mas nas demais disciplinas também”, explica Fernanda.

ASCOM/SEDU