Ufes prorroga inscrições para o vestibular 2013

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) prorrogou o prazo das inscrições para o vestibular 2013. As inscrições agora podem ser feitas até o dia 9 de dezembro. O prazo anterior era até a próxima segunda-feira (3). A taxa de inscrição é de R$ 60 e pode ser paga em qualquer banco até o dia 3 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) da Ufes.

De acordo com a CCV, a decisão foi tomada pela Administração Central da Universidade pensando que boa parte da população recebe o salário até o quinto dia útil do mês, ampliando, assim, o prazo para pagamento.

A Ufes também ressaltou que qualquer tipo de cálculo de pontuação mínima para chegar à segunda fase é mera especulação, já que isso só pode ser feito com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vagas
Segundo a universidade, o VestUfes 2013 terá 4.274 vagas em 80 cursos, 19 vagas a mais do que em 2012. Destas, 31% serão destinadas a negros, pardos e índios, conforme percentual calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último Censo Demográfico. No ato da inscrição, o candidato deve sinalizar se vai ou não disputar as vagas como cotista.

saiba mais

Para atender à nova lei federal de reserva de vagas, o Conselho Universitário adequou as vagas dos cursos cujo número não era múltiplo de quatro para que a divisão entre os cotistas seja igual.

A reserva de, no mínimo, 50% das vagas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, no dia 25 de outubro. Essa reserva de vagas será aplicada nos processos seletivos de todos os cursos oferecidos pela unidade de ensino.

Edital
O edital que define as vagas para o Vestibular 2013 da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foi publicado neste sábado (3), pela Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) da unidade de ensino.

Confira o cronograma
09/12 – Último dia para pagamento da taxa
16/01/2013 – Disponibilização na internet do cartão de inscrição
16/01/2013 – Publicação do edital com os locais de prova
20, 21 e 22/01/2013 – Provas discursivas
15/03/2013 – Divulgação do resultado

Fonte: G1