Escola de Rio Bananal homenageia pintor italiano

Com a finalidade de aprender um pouco mais sobre a história do município de Rio Bananal, alunos de ensino médio da Escola Estadual Rio Bananal participam do projeto educacional ‘Bogani’. A iniciativa representa uma comemoração aos 50 anos das pinturas realizadas pelo pintor italiano, Alberto Bogani, nas Igrejas de Santo Antonio e São Sebastião, situadas no município.

No projeto, os alunos participam de diversas atividades teóricas e práticas, que visam aprimorar os conhecimentos dos envolvidos de forma interdisciplinar, onde são trabalhados os conceitos de História, Geografia e Lingua Portuguesa.

Para isso, os estudantes produzem textos, reproduzem algumas obras do artista, elaboram poemas, promovem exposição de fotos da Igreja, dentre outras atividades direcionadas para a temática.

Além disso, um material cartográfico foi produzido para retratar momentos históricos, econômicos e culturais do Espírito Santo, do Brasil e do mundo, em particular com a Itália, país de origem de Alberto Bogani.

Também foi enfatizado aos alunos o processo de povoamento capixaba a partir da imigração italiana com base na situação socioeconômica do Estado nos anos de 1929 e na década de 60, momento em que foram erradicados os cafezais capixabas que se encontravam em altitudes inferiores a 450 metros.

Como maneira de intensificar ainda mais o projeto, os professores envolvidos irão trabalhar as questões em sala de aula, como destaca a pedagoga da unidade de ensino, Marciana Vaneli.

“É interessante que os educadores façam esse trabalho, pois desta forma os alunos irão assimilar com mais facilidade as propostas apresentadas e também vão ter mais chances de esclarecer dúvidas mais pertinentes”, afirmou.

Pintor visita Rio Bananal 

No mês de junho, o pintor Alberto Bogani realizou uma visita ao município onde pode ‘matar’ a saudade das pinturas realizadas na década de 1960 nas Igrejas de Santo Antônio e São Sebastião.

O autor recebeu diversas homenagens das igrejas católicas comtempladas por suas obras e da Câmara de Vereadores. O pintor, muito atencioso, ministrou palestras no dia 12 de junho na Igreja de Santo Antônio para alunos de diversas escolas do município.

A Escola Estadual Rio Bananal esteve presente no período Vespertino e os estudantes puderam ouviram de Alberto como ele realizou as pinturas, as dificuldades da época, o laço afetivo com as pessoas da comunidade, uma vez que o tempo de pintura na Igreja de Santo Antônio ocorreu durante um ano e meio de intenso trabalho.

“O momento foi muito gratificante para a unidade de ensino e moradores da região. Os alunos ficaram impressionados com a história de vida do pintor, que se emocionou ao rever o trabalho depois de longos anos”, lembrou a pedagoga.

Secom-ES