Série “Caminhos para o Desenvolvimento Regional” será lançada nesta terça-feira (29) na Regional da Findes em São Mateus

Convite_Regionais_sao_mateusEscolher o caminho é tão importante quanto definir o lugar onde se quer chegar. Pensando nisso, o Sistema Findes  criou o projeto “Caminhos para o Desenvolvimento Regional”, uma publicação com informações sobre a Regional de São Mateus e seus  oito municípios. O exemplar  será lançado nesta terça-feira (29), na sede da regional da Findes, em São Mateus.

Com dados levantados pelo Ideies (Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo), o caderno traz um completo guia sobre o perfil econômico e as particularidades regionais.

Os oito municípios que compõem a regional de São Mateus, apresentam grande parte da economia voltada para a agropecuária, com 36,4%, seguido de comércio e serviços com 25,4%e atividades da indústrias, construção e serviços industriais de utilidade pública , com 14,5%.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, a publicação é estratégica para o incentivo à diversificação e à interiorização do desenvolvimento do Espírito Santo. “Vivemos um momento de grandes expectativas, mas as empresas capixabas só conseguirão aproveitar as oportunidades de agora se planejarmos e aprendermos juntos. Esta publicação se transforma em um guia essencial para revelar potencialidades e características socioeconômicas de cada Regional do Sistema Findes, trazendo oportunidades de crescimento para a indústria e de geração de emprego e renda para os capixabas”, explicou Guerra.

O vice-presidente institucional da Findes em São Mateus e região, Nerzy Dalla Bernadina Junior, destacou o trabalho da gestão de interiorização  que o presidente Marcos Guerra vêm desenvolvendo no Sistema Findes.

“As regionais do Sistema Findes na atual gestão do presidente Marcos Guerra, ganharam maior visibilidade, com isso, muitos investimentos estão sendo realizados no interior do Estado.  O exemplar Caminhos para o Desenvolvimento Regional é um dos exemplos, ele oferece aos empresários, gestores públicos e população de modo geral, um panorama  da economia e as características vocacionais de cada município inserido na nossa regional”, pontuou Nerzy.

O caderno, com aproximadamente 50 páginas, traz informações como parque industrial, índices sociodemográficos, aspectos da população, educação, empregos gerados e quantidade de empresas por setor da indústria em cada Regional. Além disso, o material apresenta o Plano de Investimentos do Sistema Findes até 2017, que contempla recursos da ordem de R$ 150 milhões a serem investidos principalmente em educação, modernização e construção de novas unidades do Sesi/Senai/IEL em todo o Estado.

“O trabalho tem como objetivo oferecer a empresários, investidores e sociedade em geral um panorama sobre as características e vocações regionais”, explica Egídio Malanquini, diretor para Assuntos do Ideies. “Nossa intenção é oferecer ao leitor uma ‘bússola’, que o auxilie na tomada de decisões sobre investimentos”, completa Antonio Fernando Dória Porto, diretor-executivo da entidade.

Findes