A Prefeitura realizou o 1º ExpoArte de Mucurici no Museu do Contestado

24 Mucurici – A Prefeitura de Mucurici, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, realizou nos dias 28 e 29 de agosto o 1º ExpoArte de Mucurici no Museu do Contestado.

A exposição Pachamama, Mãe Terra Cores e Formas, do Artista Plástico Paulo Martins, têm como objetivo fazer com o observador reflita sobre o ambiente, a violência, o consumo e a sociedade. Esta arte é vivenciada por todos os observadores do mesmo modo, ou seja, ela não possui nenhuma singularidade aos olhos de quem a vê.

Para o Prefeito Municipal, Dr. Osvaldo Fernandes, a exposição é o reconhecimento da Administração Pública para com a arte e a cultura gerada por artistas da municipalidade de Mucurici, fazendo com que a sociedade mucuriciense descubra novos sentidos e novas formas de desvendar o mundo.

34

 

“Tenho o dever moral enquanto chefe do Poder Executivo, de reconhecer o trabalho árduo daqueles que tem o desejo e a coragem de partir rumo ao desconhecido da arte para trazer para toda sociedade um novo olhar sobre o mundo, a arte e a cultura. Por isso, a nossa Administração expõe e reconhece o trabalho edificante dos nossos moradores, no momento, de forma especial do artista plástico Paulo Martins”, destacou o prefeito.

54O expositor Paulo Martins afirma que “arte aporta e aposta no humano, desde seu nascimento, percurso ou leitura, sempre saindo a procura de um fazer que não se estabeleça em nenhum porto, pois cada técnica e material chama para novos descobrimentos, e exige que este seu olhar e sua busca tenham em nós seus cúmplices, o que leva que não tenhamos diante dela jamais o silêncio”, afirmou Paulo.

Pachamama é uma deusa da fertilidade, cujas origens são encontradas na mitologia Inca. Seu nome, frequentemente traduzido como “Mãe Terra”, na verdade significa “Mãe de Todos” (mama se refere a uma figura materna sagrada e pacha é um termo complexo que indica conceitos como tempo e espaço, a terra, divino e sagrado).

PMM