Tempestade causa estragos no Norte do Estado

Pinheiros – A chuva e o vento forte atingiram o norte capixaba ontem (29). Os Municípios Pinheiros, São Mateus e Linhares tiveram ruas que ficaram completamente alagadas.  “A chuva que atinge o Estado nos últimos dias é ocasionada pela atuação de ventos em altos níveis da atmosfera por volta de 5 a 10 km de altitude, girando em direção ciclônica, isto é, em sentido horário. Em superfície, esse sistema interage com o transporte de umidade vindo do oceano em direção ao continente, deixando o tempo instável em todo o Estado e ocasionando as chuvas intensas que ocorrem desde o último fim de semana. Em algumas regiões, esse sistema pode ainda interagir com o relevo diversificado de áreas, de vales e montanhas, intensificando a chuva nessas regiões e suas proximidades”, explica Thábata Brito, meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Em Pinheiros a água tomou conta da casa de pessoas que chegaram a perder tudo. “Quarta-feira feira coloquei tudo para o alto, mas ontem a água veio até a metade da cama. Parece que estou vivendo um filme de terror, estou sem palavras, só lágrimas, mas Deus está no controle”, disse Elianara Santtos.

Suelem Airdo e Elliana Martins também perderam tudo. “Quando vi a situação destas meninas fiquei apavorada, pois são muito carentes. Não pensei em outra coisa a não ser em acolher, pois uma tem 14 anos e é mãe de um bebê pré-maturo de apenas um mês, e outra de 16 anos está grávida de seis meses. Estou fazendo uma campanha para adquirir tudo o quanto é tipo de doação, já que perderam tudo. Quem puder ajudar, basta entrar em contato comigo pelo número (027) 9-9600-0820”, disse Vanusa Souza Silva.

Durante os próximos dias a chuva também deve atingir outras localidades do Espírito Santo. Se alguma situação apresentar perigo, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199.