O CAPIXABA na Escola

DSC_1337Pinheiros – Uma das propostas do Jornal O CAPIXABA é manter o diálogo direto com seus leitores e contribuir para a formação de opinião e auxiliá-los com informações publicadas com ética e profissionalismo. No último dia 27, os alunos no 5° ano matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘Governador Carlos Lindemberg’, realizaram um aulão para trabalhar a história do Município, e utilizaram como principal ferramenta a edição especial produzida pelo Jornal O CAPIXABA em comemoração aos 51 anos de emancipação político-administrativa de Pinheiros.

“O objetivo foi fazer com que os alunos aprendessem sobre a história do Município de maneira prática, e a edição do Jornal O CAPIXABA foi uma base para eles já que é uma ferramenta de comunicação importante para a leitura, fazendo com que eles tenham uma visão crítica e se tornem formadores de opinião. Depois de conhecer sobre a história, eles desenvolveram textos, foi muito bacana a experiência”, contou a professora Marly Santos Pereira.

Os alunos gostaram muito de desenvolver este trabalho. “Foi muito interessante, muito legal, não vou esquecer mais o que aprendi com a aula prática usando as matérias do Jornal”, afirmou Mateus Silva Pereira (10). Para Felipe Santos Lima (10), foi bom conhecer como Pinheiros cresceu. “Lemos que nossa Cidade era tão pequena, evoluiu em muitas coisas, foi bem legal saber de uma forma bem explicada como mostrou na matéria”.

Para o diretor da escola, Udison Brito, o trabalho com o Jornal em sala de aula é importante para a formação de leitores competentes, que se interessem pela leitura. “Eu analiso essa possibilidade de utilizar esta ferramenta em sala de aula como um meio de implantar, aproximar o conhecimento aos alunos e até mesmo fazer com que os mesmos se sintam agentes construtores na sociedade. Além disso, o jornal é um instrumento dinamizador nas aulas, uma vez que isso atrai a atenção deles possibilitando a leitura, o conhecimento e ainda a produção de textos com base nas matérias publicadas, como foi o exemplo desenvolvido com o 5° ano. Aproveito a ocasião para parabenizar o Jornal O CAPIXABA pelo excelente trabalho que vem realizando no Município e região” – concluiu.