‘Mais Educação’ apresenta excelentes resultados

DSC01003Pinheiros – Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Carlos Lindemberg, estão colocando a mão na terra para melhorar os hábitos alimentares. Os alunos que participam do Programa Mais Educação, na oficina de Horta na Escola, plantam e colhem verduras e legumes que já estão sendo utilizados para complementar as refeições que são servidas diariamente para cerca de 130 crianças da instituição no contra turno de estudos.

“O programa tem o objetivo de modificar os hábitos alimentares das crianças, proporcionando uma alimentação mais saudável, além de criar mais um espaço educador. Quando eles plantam, eles querem sentir o gosto. Com esse espaço pedagógico complementar e alternativo, os alunos podem levar a dinâmica da horta para casa”, contou o diretor da escola, Udison Brito.

Para a monitora da oficina, Fernanda Ernandes, os alunos estão bem envolvidos com os trabalhos. “Todas as turmas são boas, eles chegam ansiosos para trabalhar na horta, isso é muito gratificante”. E os alunos retribuem a boa sensação da monitora: “Está sendo muito bom aprender a mexer com a horta, ainda mais saber que vamos comer o que a gente planta com carinho”, disse a aluna Tayna Lima (10). O aluno Magno Bruno (12), completa: “Está sendo muito legal, uma ótima experiência ter contato assim com as plantas, a horta”.

DSC01010Temas como alimentação, nutrição, ecologia, e cuidados com o meio ambiente são propícios de serem discutidos no trato com a terra e com as plantas, o que gera situações de aprendizagem reais e diversificadas. “O contato com a horta traz benefícios a curto, médio e longo prazo como produção e o consumo de alimentos naturais pelas crianças, atividade culinária, troca de conhecimentos e saberes, aprendizado sobre economia doméstica, convívio corporativo entre os alunos envolvidos e interferência nas escolhas alimentares através de experiências vivenciadas”, disse Udison.

Esses são alguns dos benefícios da oficina de horta do “Mais Educação”. A atividade, além dos benefícios alimentares, tem sido uma forma de aprendizado saudável e criativa que é exatamente o objetivo do Programa, focado em oferecer aos alunos atividades extras como esporte, lazer, música, reforço de português e matemática, educação ambiental, entre outros.

A Educação Ambiental, a partir da horta, imprimiu mudanças de hábitos e atitudes dos alunos, tanto no que se refere à maneira como eles passaram a perceber a natureza, como a melhoria da alimentação através da aceitação de hortaliças, além da percepção de que a solidariedade é importante para o trabalho em conjunto e a construção do senso de responsabilidade.