IFES de Nova Venécia realiza projeto interdisciplinar sobre Diversidade e Inclusão

IMG_6278Nova Venécia – Aconteceu no dia 22 deste mês, o 1° Festival das Artes Integradas: Diversidade e Inclusão, que reuniu trabalhos de música, teatro, dança e exposição de artes plásticas. A realização foi dos alunos, professores e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Nova Venécia.

O projeto objetivou fomentar reflexões e o aprofundamento do conhecimento desta temática, ampliar as vivências artísticas no Campus, bem como divulgar os trabalhos artísticos desenvolvidos por discentes, ex-discentes, servidores e funcionários terceirizados do Ifes de Nova Venécia.

IMG_6255O artista e professor de Língua Portuguesa do Ifes, Adelton Silva, participou do festival e expos suas obras com muita satisfação. “Fiquei muito feliz em ser convidado para participar do projeto. Muitos alunos e professores se empenharam bastante para fazer acontecer. Desenvolvemos também um trabalho com poesias na disciplina de Língua Portuguesa, que é a matéria que estou atualmente lecionando aqui, onde percebi muitos talentos, também muito material de qualidade. Fui muito bem acolhido pela Instituição e só tenho o que agradecer pela oportunidade de participar de um projeto tão bacana”.

IMG_6276Para o professor de artes do Ifes, Ademir Adeodato, já existe a possibilidade de expandir o projeto para a comunidade. “Ainda estamos em fase de implementação do Núcleo de Arte e Cultura do Campus, mas com a criação deste, teremos expectativas de que todas as ações caminhem em dois eixos, o da comunidade interna e o da comunidade externa do Campus. O resultado do 1° Festival nos mostrou que vale a pena abrir para a comunidade externa, seja como participante, seja como público”.

 

20150822_110916O Festival, cujo caráter é de mostra não competitiva, a princípio foi aberto para ser prestigiado por alunos, servidores e familiares. O evento contou com exibição de danças típicas de descendentes italianos, banda com música ao vivo, amostra de trabalhos reciclados, pintura, artesanato e poesia.