Governo visita locais com pontos críticos causados pela estiagem no extremo Norte

As regiões que mais estão sofrendo com a crise hídrica no Estado receberão a visita de uma comitiva formada pelo vice-governador César Colnago, pelo secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice. Nesta quinta-feira (08), a comitiva vai percorrer os locais considerados mais críticos dos municípios de Ecoporanga, São Mateus, Pinheiros, Boa Esperança e Conceição da Barra. Nesses locais, os representantes do Governo irão verificar a situação nos pontos de captação de água e visitar propriedades rurais.

Em Pinheiros, às 11 horas, será feito o anúncio de que o Governo do Estado irá assumir as obras para concluir a barragem do Município. O anúncio será feito durante visita à área da barragem.

O Espírito Santo vive uma das piores crises hídricas de sua história. Os efeitos da estiagem prolongada já afetam boa parte da população capixaba e, diante do agravamento da situação, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) editou as Resoluções 005 e 006/2015, que foram publicadas na terça-feira (06), no Diário Oficial. A primeira declara o Cenário de Alerta frente ao prolongamento da escassez hídrica. A segunda prioriza o abastecimento humano e animal em todas as bacias hidrográficas de domínio estadual e estabelece uma série de restrições ao uso da água.

Confira o roteiro da visita dessa quinta-feira (8):

07h00 – Visita ao Ponto de Captação da Cesan, localizado no distrito de Imburama, em Ecoporanga.

9:00 –  Visita ao ponto de confluência dos Braços Norte e Sul do Rio Cricaré, em São Mateus. Próximo ao KM 28 da estrada que liga São Mateus a Nova Venécia.

10:30 – Pinheiros/Boa Esperança.

Visita ao ponto de captação do Rio Itauninhas.

11 horas – Visita à Barragem de Pinheiros

13h30 – Visita ao Ponto de Captação de Braço do Rio – Conceição da Barra

15:00 – São Mateus

  • 1ª Visita: Ponto de Captação de água para o município de Conceição da Barra, localizado no Bairro Jambeiro, em São Mateus, Rodovia BR-101, antes da subida para o Bairro Litorâneo.
  • 2ª Visita: Ponto de Captação do SAAE (São Mateus), próximo ao Porto e à Ladeira do Besouro;
  • 3ª Visita: Visita ao Rio Preto – Rodovia Guriri – São Mateus.
  • Secom: Seag/Ceasa