Outubro Rosa movimenta postos de saúde em Pinheiros

DSC_3012Pinheiros – Do dia 19 ao dia 23 de outubro, foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização e o combate ao câncer de mama e de colo de útero.

Desde 2010, Pinheiros dá ênfase à divulgação da importância de realizar esses exames anualmente através da campanha ‘Outubro Rosa’, embora os exames sejam também disponibilizados durante todo o ano. Este mês foram solicitadas mamografias e vários exames preventivos foram coletados. De acordo com Elizabete Batista Pereira, secretária municipal de saúde, “vimos a necessidade em realizar um calendário especial para as mulheres que tem dificuldades em conciliarem o horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Cidade para participarem desta campanha tão importante. Por isto, traçamos que nos dias 19 e 23 deste mês, as coletas de preventivo e demais atividades ficaram agendadas a partir das 7 horas, e no dia 21 os trabalhos tiveram início às 17 horas para atender, especificamente, as mulheres que trabalham em horário comercial”

DSC_3004Os exames de mamografias são destinados principalmente às mulheres com idade acima de 50 anos, já os preventivos são voltados para as pacientes com idade entre 25 e 64 anos que ainda não realizaram a coleta este ano. Depois da consulta, basta agendar o exame na Agência Municipal de Agendamento (AMA).

Como surgiu o Outubro Rosa

O movimento que é comemorado em todo o mundo, remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama estimulando a participação de toda a população, empresas e entidades. O movimento iniciou nos Estados Unidos com ações isoladas, sendo, em seguida, oficializado pelo Congresso Americano o mês de outubro como mês de combate ao câncer de mama.

A ação de iluminar locais públicos, prédios, pontes, entre outros, também é uma forma de sensibilizar a população em prol desta bandeira e incentivar a expansão do movimento, que hoje já alcançou imensa repercussão e grandes resultados.

Dicas de Prevenção:

– Ter uma alimentação saudável;

– Praticar atividade física;

– Evitar cigarro, bebidas e drogas;

– Evitar o sol entre 10 e 16 horas;

– Ao tomar sol usar bloqueador solar, chapéu, óculos escuros, guarda-sol;

– Usar equipamentos de segurança no trabalho;

– Evitar o aumento do número de parceiros sexuais;

– Nas relações sexuais, garantir a máxima higiene e usar camisinha;