Adelton Silva deixa saudades

 

Adelton era natural de Pinheiros/ES, professor universitário, poliglota especialista em Letras e Tradução. Como artista plástico, era autodidata na arte da pintura e desenho.

Pinheiros – Natural de Pinheiros, aos oito anos de idade Adelton Silva já esboçava suas primeiras telas. Com o tempo, foi aperfeiçoando seu trabalho com traços seletos, cheios de vida, inspirados em fatos cotidianos, mas que retratavam mensagens críticas e interpretações variadas sobre a realidade.
Começou a pintar por vontade própria, sempre teve gosto pela arte, e buscava inspirações nas obras de Van Gogh, Picasso e Portinari. Em matérias realizadas pelo jornal O CAPIXABA, ele relatou que o que o motivou a pintar de maneira artista profissional, foi ao visitar uma exposição de Tarsila do Amaral e Portinari, em Belo Horizonte/MG.
Nos últimos anos ele participou de várias exposições nacionais e internacionais. Adelton teve seu reconhecimento nacional ao representar a cultura e a arte capixaba através de suas obras, bem como sempre viajava para a Europa, onde conseguiu ter suas obras comercializadas em vários países. Ele também passou no teste de proficiência e foi selecionado entre 13 professores capixabas de Inglês para estudar nos EUA, financiado pelo programa da Capes e Fulbright, onde o artista pinheirense levou consigo parte de sua coleção e expôs para a University of Central Florida, na cidade de Orlando/EUA.
Dotado de uma inteligência ímpar e habilidade infindável, Adelton nos deixou neste plano no dia 7 de março. A causa de seu falecimento foi uma pneumonia aguda, manifestada logo que chegou de sua última viagem, nos EUA. O artista deu entrada na UTI do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, no dia 24 de fevereiro, mesmo local que veio a óbito. O corpo, que recebeu visitas de pessoas de muitas cidades do Espírito Santo, foi velado na Loja Maçônica Fenelon Barbosa.
No dia 8 de março, Adelton se desmaterializou deste plano, com 30 anos de idade, deixando ensinamentos de sabedoria, humildade, dedicação, inteligência, simplicidade, dentre outras infinitas características positivas. Ele sonhou e conquistou muita coisa, e a certeza que fica é que nosso querido artista permanece em nosso meio, com tudo de bom e bonito que nos deixou.