Plano Estadual de Recursos Hídricos é lançado em Pinheiros

Evento marca o início da elaboração do PERH, que prevê a ampla participação da sociedade e a consolidação de um sólido arranjo institucional. O Plano vai estabelecer as diretrizes e os critérios de gerenciamento da água no Espírito Santo para os próximos 20 anos.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realiza, na próxima quinta-feira (30), o Seminário de Lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), em Pinheiros. Representantes dos usuários de água, da sociedade organizada e do poder público da região Norte do Estado são esperados para o evento, que marca o início da elaboração do Plano. O Seminário acontece a partir das 17 horas, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.

Durante o encontro, serão apresentados os principais conceitos do PERH, além do Roteiro Metodológico que irá nortear sua elaboração, bem como o cronograma de execução e a metodologia a ser utilizada. A elaboração do PERH é coordenada pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), com apoio técnico do Consórcio NKLac/COBRAPE, formado pela empresa japonesa Nippon Koei Lac e pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE).

O PERH é um dos principais instrumentos previstos na Política Estadual de Recursos Hídricos e irá estabelecer as diretrizes e os critérios de gerenciamento da água no Espírito Santo para os próximos 20 anos. O principal objetivo do PERH é contribuir para que o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Espírito Santo seja feito de maneira sustentável e equilibrada, tendo em vista a disponibilidade de água em cada uma das 14 bacias hidrográficas capixabas.

O processo de elaboração do Plano prevê a consolidação de um sólido arranjo institucional – essencial para fazer com que o PERH se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos. O Plano será composto por um conjunto de acordos sociais e políticos subsidiados por uma consistente base técnica. Todas as fases da construção do PERH contarão com a participação e o envolvimento dos comitês de bacias estaduais, de organizações sociais, do Poder Público, de representantes dos setores produtivos e de usuários de água.

Serviço:

Lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos

Dia 30 de março – Quinta-feira

17 horas

Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinheiros

Endereço: Avenida Setembrino Pelissari, 213 – Centro