Inscrições para o Processo seletivo do Ifes termina nesta Sexta-feira

Postado Brenda Alvesparajunho 22, 2012em Olá Escola | Be the First to Comment

Desde o dia 18 está aberto o período de inscrições para ingresso no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no segundo semestre. O Instituto oferece 274 vagas em cursos de graduação. Vagas em três novos cursos serão oferecidas.

A seleção acontece exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2011. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.sisu.mec.gov.br.

O três novos cursos superiores lançados pelo Ifes a partir do segundo semestre deste ano são: Engenharia Mecânica, no campus Cachoeiro de Itapemirim; Arquitetura e Urbanismo, no campus Colatina; e Engenharia de Pesca, no campus Piúma. Também são ofertadas vagas para os cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental (Colatina); Engenharia de Minas (Cachoeiro de Itapemirim); Agronomia (Itapina); Sistemas de Informação e Engenharia de Controle e Automação (Serra).

Confira o edital com a quantidade de vagas por curso

Processo seletivo

Serão adotados pesos diferentes para as áreas avaliadas pelo Enem, de acordo com o curso escolhido pelo candidato. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 50% serão preenchidas por estudantes oriundos da rede pública e 50% por estudantes oriundos de todas as redes de ensino (públicas e privadas). Somente poderão se inscrever no processos seletivo do Sisu os candidatos que tenham participado do Enem 2011.

Para concorrer às vagas destinadas exclusivamente aos estudantes oriundos da rede pública, o candidato deverá ter estudado durante pelo menos cinco anos em escola pública, sendo no mínimo três anos do ensino médio e no mínimo dois anos do ensino fundamental.

Resultado e matrícula

O Sisu é realizado em duas chamadas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de junho. Os candidatos selecionados devem efetuar matrícula nos dias 29 de junho a 2 de julho, no campus para o qual se inscreveram. Os candidatos selecionados na segunda chamada serão divulgados no dia 6 de julho e as matrículas devem ser realizadas nos dias 10 e 11 de julho.

De 6 a 12 de julho, o candidato poderá manifestar interesse na lista de espera. Podem manifestar interesse os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. Porém, a participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Os candidatos da Lista de Espera serão convocados a partir do dia 17 de julho.

Informações de  Gazeta Online

Adicionar comentário

*