Olá Escola – Cordel Encantado no Emir

Postado Brenda Alvesparasetembro 5, 2011em Olá Escola | Be the First to Comment


Pinheiros – Com o objetivo de reconhecer a importância da literatura de cordel, conhecer uma rica manifestação da nossa literatura, identificar os grandes nomes da literatura de cordel no nordeste e a importância dessas personalidades, a escola municipal de Ensino Fundamental Dr. Emir de Macedo Gomes, realizou, a Noite do Cordel Encantado.

A diretora da escola, Janete Rosário, explica que esta realização foi fundamentada na cultura nordestina e na literatura de cordel, embora também tenha relação com o sucesso da telenovela exibida pela Rede Globo. “possibilitar o nosso aluno o conhecimento da linguagem cordelista enfocando a cultura nordestina em prol da valorização das nossas raízes, e expor para a comunidade pinheirense os nossos trabalhos que vão além da sala de aula, é muito gratificante” – diz Janete.

Cerca de 800 alunos do Emir, pais, amigos, educadores e toda a comunidade pinheirense prestigiarão nesta realização cultural danças folclóricas e degustarão as tradicionais comidas típicas do Nordeste.

Janete Rosário, diretora pedagógica da escola Emir de Macedo Gomes.

Janete Rosário, qual é o objetivo do evento?

– O objetivo do evento é reconhecer a importância da literatura de cordel, conhecer uma rica manifestação da nossa literatura, identificar os grandes nomes da literatura de cordel no nordeste e a importância dessas personalidades. E também possibilitar o nosso aluno o conhecimento da linguagem cordelista enfocando a cultura nordestina em prol da valorização das nossas raízes.

Qual é o público-alvo do evento?

- O público-alvo são os nossos alunos, os nossos professores, os pais dos nossos alunos e toda comunidade.

Porque o evento recebeu esse nome?

- O evento recebeu esse nome por causa da novela “Cordel Encantado” e é baseado também na cultura nordestina e na literatura de cordel.

Cerca de quantas pessoas estão envolvidas na organização do evento?

- Todos os nossos alunos, aproximadamente 800 alunos, pais, professores, coordenadores pedagógicos, todos da escola, todos os funcionários e famílias.

Quais serão as atrações?

- As atrações serão as danças, nós temos o “Xaxado” que é o foco, nós teremos exposição de alguns trabalhos e nós teremos também as barraquinhas com comidas típicas.

Adicionar comentário

*