Realizar um tour gastronômico na Europa é uma excelente alternativa para quem deseja conhecer novos sabores e explorar a cultura europeia sob uma nova perspectiva
O continente europeu é famoso por ser lar de diversas gastronomias e culturas distintas, mas todas igualmente de fácil acesso. Realizar um tour gastronômico na Europa é um dos passeios mais comuns para quem deseja conhecer novos sabores e viver incríveis experiências.
Montamos este artigo para destacar os pratos mais famosos e os restaurantes mais famosos de cada destino!
Entenda o que é um tour gastronômico
Um tour gastronômico é um estilo de viagem que busca explorar a gastronomia e a culinária local. Como é o foco central da viagem, é comum que os roteiros sejam baseados em visitas à feiras, restaurantes e outros lugares que contenham comidas típicas do destino.
É uma forma diferente de conhecer a cultura local e a história da agricultura e dos ingredientes comuns daquela região. Além, é claro, de ser uma oportunidade incrível para mergulhar em sabores diferentes e únicos.
A gastronomia atualmente é a terceira maior motivação para turistas visitarem um destino, ficando atrás da cultura e da natureza.
Por que escolher a Europa?
O continente europeu é repleto de países próximos uns aos outros, porém, compartilham de culturas igualmente distintas. Desde comércios locais até restaurantes renomados com estrelas Michelin, a Europa é um ótimo destino para um tour gastronômico.
É uma oportunidade de conhecer as diversas culinárias espalhadas pelo continente, assim como a história e importância cultural de cada prato.
Afinal, a Europa não é chamada de Velho Continente” à toa: alguns pratos datam de séculos atrás, onde não existiam muitas opções de cultivo e grandes transações no mercado exterior.
Melhores destinos para um tour gastronômico na Europa
O continente europeu é repleto de países com culinárias ricas e diversas. Separamos alguns dos principais destinos para quem deseja realizar um tour gastronômico!
Suíça
A terra de incríveis queijos e de excelentes chocolates é uma atração incrível para quem deseja experimentar novos sabores e conhecer um pouco mais da história do país.
Pratos típicos suíços
Além da famosíssima fondue, preparada à base dos queijos Gruyère, Vacherin ou Appenzell derretidos em vinho, a Suíça também tem como um dos pratos mais icônico o Rösti, feito com uma massa de batatas raladas e fritas em manteiga.
Outro prato típico é a Raclette, feito basicamente de queijo aquecido que acompanha batatas, pepinos e cebolas e o Birchermüesli, uma opção saudável e leve feita de flocos de aveia, pedacinhos de frutas e leite.
Alguns dos restaurantes mais famosos da Suíça são:
- Restaurant de l’Hôtel de Ville, Crissier: Considerado o centro da gastronomia suíça de luxo.
- Four Seasons. Genebra: Um dos restaurantes imperdíveis em Genebra.
- Fischer’s Fritz: Localizado à beira do lago de Zurique, com uma vista impecável.
- Widder Bar: Uma opção de bar com milhares de rótulos de destilados diferentes.
- Haus Hiltl: Restaurante à la carte, com buffet e brunch.
- Salão do Baur’s Brasserie & Bar: Salão localizado no hotel Baur au Lac.
França
A França é mundialmente conhecida por ser lar de uma culinária e chefs altamente renomados.
Pratos típicos franceses
Os croissants e petit gâteaux são, sem dúvida, dois dos pratos mais icônicos da França. Além deles, outros pratos como a madeleine, um bolinho amanteigado com formato de concha e frequentemente temperado com especiarias, também é bastante conhecido. Também existe o ratatouille, uma saborosa mistura de legumes como berinjela e tomates, e o cassoulet, um robusto prato feito com feijões brancos, frango e carne de porco.
Os restaurantes franceses são para os diferentes gostos e orçamentos. Separamos algumas das principais opções para você:
- Brasserie Thoumieux: Restaurante ao estilo “belle époque” com um cardápio variado.
- L’atelier Joel Robuchon: Considerado um dos melhores restaurantes de Paris.
- Bakkus: Especializado em vinhos com rótulos específicos.
- Guy Savoy: Um dos restaurantes mais caros e badalados de Paris, com três estrelas Michelin.
- Cheval Blanc: Restaurante com várias experiências culinárias distintas. Conta com uma brasserie, um restaurante italiano, um Plénitude com três estrelas Michelin e um local omakase japonês.
Itália
A Itália é famosa pelas suas massas e culinária típica, e é um dos destinos mais procurados para um tour gastronômico na Europa.
Pratos típicos italianos
Famoso por suas massas e gelatos, a Itália também conta com alguns pratos específicos por região. Em Gênova, por exemplo, o pesto ala genoveses é um dos pratos mais consumidos, enquanto em Milão são os risotos de frutos do mar. Não podemos esquecer da capital das pizzas, Nápoles e da Bolonha, onde os frios como presunto de Parma e Copa são consumidos em grande quantidade.
Separamos algumas opções de melhores restaurantes espalhados pelo país:
- La Pergola: O restaurante conta com uma das melhores cartas de vinhos, com mais de 60 mil garrafas.
- Osteria Francescana: Considerado o restaurante do mundo.
- Il Luogo di Aimo e Nadia: Situado em Milão, é um ícone da culinária italiana contemporânea.
- Uliassi: Localizado em Senigallia, também está na lista dos melhores do mundo.
Espanha
Espanha tem uma cultura gastronômica diversa. Por receber diferentes povos, a culinária local sofreu forte influência, que varia entre carnes e legumes típicos.
Pratos típicos espanhóis
Alguns dos pratos mais famosos são a paella – arroz com frutos do mar e legumes -, as tapas e as batatas bravas – batatas cobertas com molho picante. Outras opções famosas são o jamón ibérico – presunto curado, considerado patrimônio cultural da Espanha, e o chorizo.
Alguns dos melhores restaurantes espalhados pela Espanha são:
- Disfrutar: Localizado em Barcelona, foi eleito o melhor restaurante do mundo em 2024 pela Forbes.
- El Celler de Can Roca: Considerado por alguns como o melhor restaurante do mundo, fica em Girona.
- Tamae: Restaurante de Barcelona que oferece culinária japonesa, incluindo uramaki de lagostim crocante e wontons de porco berian. Fica localizado em Barcelona.
- Casa Mortero: Localizada em Madri, chama a atenção pelo design industrial e pratos típicos serviços com uma execução impecável.
Irlanda
A Irlanda é um país repleto de paisagens naturais belíssimas e uma culinária diferenciada.
Pratos típicos irlandeses
Alguns dos pratos mais famosos da Irlanda são o irish stew – um ensopado de cordeiro com batatas e legumes, o boxty – uma panqueca de batata, e o coddle – cozido de salsichas, bacon e batatas.
Além desses, também temos o shepherd ‘s pie – gratinado de carne moída coberto por purê de batata e a famosíssima cerveja Guinness.
A Irlanda é repleta de restaurantes com culinárias diversas, e separamos alguns deles:
- Dax Restaurant: Restaurante de cozinha francesa e irlandesa.
- Taza: Restaurante com um cardápio que inclui pratos clássicos e releituras, além de cervejas artesanais, vinhos e coquetéis.
- Bloom Brasserie: Restaurante com menu irlandês.
- WILDE Restaurant: Restaurante com cardápio internacional e de fusão.
Portugal
Portugal é famoso por vinhos de alta qualidade e muitos turistas, e sem dúvidas é um destino que não pode faltar no seu tour gastronômico pela Europa!
Pratos típicos portugueses
O famoso pastel de belém e a bacalhoada são dois dos pratos mais famosos de Portugal. Fácil de serem encontrados em todos os restaurantes no país, são indispensáveis em qualquer tour gastronômico.
Alguns dos restaurantes portugueses mais famosos são:
- DOC: Considerado o melhor restaurante do país.
- As Salgadeiras: Localizado em Lisboa, restaurante especializado em frutos do mar.
- Pedro Lemos: Localizado em Porto, é liderado por um dos chefs mais renomados de Portugal e oferece um menu com produtos locais e da estação.
- Oxalá: Localizado em Ovar, serve uma incrível feijoada de mariscos e maionese de camarão.
Bélgica
A Bélgica é um país com uma diversidade gastronômica incrível. Com pratos que vão desde o preparo de embutidos especiais como salsichas até frutos do mar, é um dos melhores destinos para quem deseja diversificar ao máximo as experiências durante um tour gastronômico.
Pratos típicos belgas
O moules-frites é um prato composto de mexilhões acompanhados de batatas fritas, e é um prato muito consumido no território belga. Além dele, também temos o waterzooi – um ensopado de galinha ou peixe com legumes, a boudin – salsicha feita com carne ou sangue misturado com farelo de pão, e chicons au gratin, que são endívias enroladas no presunto e gratinadas com creme de queijo.
Os restaurantes mais famosos da Bélgica são:
- De Graslei: Com foco na cozinha tradicional belga, esse restaurante fica localizado em Gent.
- ‘t Brugs Beertje em Bruges: Taberna com uma extensa seleção de cervejas belgas, fica localizada em Bruges.
- OR Coffee Roasters em Ghent: Uma das melhores cafeterias da Bélgica.
Dicas para aproveitar ainda mais seu tour gastronômico na Europa
Uma dica incrível para explorar ainda mais o seu tour gastronômico na Europa é explorar o mercado local. Veja os temperos típicos e especiarias mais utilizados nos alimentos, assim você os identifica mais facilmente ao saborear algum prato.
Aproveite a comida de rua! É uma excelente oportunidade de aproveitar sabores e combinações únicas que fogem do tradicional a um valor mais acessível.
Além disso, em caso de visitas a restaurantes, realize as reservas com antecedência. Alguns lugares são pontos turísticos famosos que ficam rapidamente cheios dependendo da época. O mesmo vale para a compra de passeios gastronômicos.
Conclusão
Realizar um tour gastronômico pela Europa é uma grande oportunidade de conhecer novos sabores e diferentes culinárias em um curto período.
O velho continente é repleto de países distintos com uma enorme variedade de experiências que sem dúvidas serão inesquecíveis!